Como usar
Este exemplo traz um software que pode envolver os alunos do ensino fundamental em idéias sobre funções e sobre a representação de mudanças nas relações tempo/espaço. Permite que os estudantes analisem mudanças ajustando as posições iniciais e o comprimento do passo(velocidade) de dois corredores. Os estudantes podem, assim, observar as corridas simuladas enquanto acontecem e relacionar as posições em mudança dos dois corredores às representações dinâmicas que mudam enquanto os eventos ocorrem. Os estudantes podem predizer os efeitos no gráfico ao mudar a posição inicial ou o comprimento do percurso de um ou outro corredor. Podem observar e analisar como uma mudança em uma variável, tal como o comprimento do percurso, relaciona-se a uma mudança na velocidade. Esta simulação computadorizada usa um contexto familiar que estudantes entendem como parte da vida diária. No entanto, a tecnologia permite que analisem os relacionamentos neste contexto profundamente por causa da facilidade de manipular o ambiente e de observar as mudanças que ocorrem, graficamente.
Nesta atividade, os alunos estão trabalhando com relacionamentos funcionais. Enquanto trabalham com este exemplo, necessitam ser incentivados pelo professor a analisar como uma mudança na posição inicial ou no comprimento do passo do atleta afetarão o tempo necessário para alcançar as linhas de chegada.
Produzir diferentes histórias sobre o que acontece pode ajudar a estudantes a visualizar os efeitos produzidos nas variáveis. À medida que se tornam familiarizados com a simulação, podem analisar cada situação numericamente construindo uma tabela que mostra o relacionamento entre o tempo e a distância. Inspecionando a trilha, o gráfico, e a tabela, os estudantes podem tornar-se mais precisos em raciocinar quantitativamente sobre os relacionamentos ("o comprimento do passo do menino é 2, assim você sabe sua distância multiplicando o tempo por 2"). Os alunos, em séries mais avançadas, podem relacionar proporcionalmnte, os percursos do menino e da ("a menina vai duas vezes mais longe que o menino, na mesma quantidade de tempo").
Interpretar gráficos com duas variáveis não é uma tarefa familiar a muitos estudantes, neste nível. É papel do professor ajudá-lo a conectar o que está acontecendo no gráfico a o que está acontecendo na trilha: Quanto tempo leva o menino para percorrer a mesma distância que a menina levou em cinquenta "secundos"? Como você pode ver isto ser demonstrado na trilha? No gráfico? Onde a menina alcança o menino, na trilha? Onde está este ponto no gráfico?
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