9.5.05

Funções e Gráficos

Prezado professor(a)

Neste espaço oferecemos algumas possibilidades de trabalho com funções e gráficos, usando recursos informatizados. Clicando no ponto de interrogação, ao lado das opções, você encontra sugestões de como usar o programa.

  • Tôrre de Hanoi - Devemos transferir toda a torre para um dos outros pinos de modo que cada movimento é feito somente com um disco, nunca havendo um disco maior sobre um disco menor.  >>?<<

  • Compare a sequência de somas na sua calculadora com os padrões que ela gera na tabela. Por exemplo, tecle 5, +5 =, =, =, = na calculadora. Tente fazer a experiência com outros números. Que padrões você identifica? Você é capaz de prever que números serão marcados? >>?<<

  • Quem é mais rápido? Mude a direção dos personagens, clicando sobre eles. Faça variar o ponto de largada de cada um, arrastando suas imagens ao longo da trilha. Depois, clique no botão preto e quadrado, para que o computador registre sua escolha. Agora, clique no botão play (seta preta). O que os dados do gráfico mostram? Como fazer para que os dois cheguem ao mesmo tempo, mesmo que cada um deles comece em um ponto de partida diferente? Faça variar as velocidades dos atletas, aumentando o tamanho de suas passadas com as setas azuis. O que você observa no gráfico à medida que faz estas variações? O que você observou foi o que você havia previsto >>?<<

  • Já pensou no que acontece quando temos uma torneira que não fecha totalmente em nossa casa? Faça a experiência, clicando aqui. Faça variar o gotejamento do volume por minuto e observe o gráfico gerado, clicando em Start. Varie o volume inicial. Que conclusões podes tirar deste experimento? O que o gráfico representa?

  • Que relação existe entre a proporção da altura e da largura e essa das áreas do retângulo? Use esta animação para analisar esta relação. Escolha uma figura (clicando na setinha onde lemos none), depois use as barras de rolagem para mudar a largura (width), a altura (heigth) das duas figuras. Analise o que muda na área e na representação numérica da largura e altura. A que conclusões você chegou? É possível termos a mesma área tendo uma figura mais alta que a outra? Uma dica, selecione none ao invés de uma figura, para responder esta questão.