7.5.05

Geometria Dinâmica

Professor(a):

Atualmente, grandes teóricos debruçados sobre o tema da Educação Matemática posicionam-se no sentido de que a aprendizagem na área depende de ações que caracterizem o “fazer matemática”: experimentar, interpretar, visualizar, induzir, conjecturar, abstrair, generalizar e enfim demonstrar. Afirmam, também, embasados em teorias interacionista, que quando o aluno coloca-se como sujeito ativo, investigando, explorando, orientado por um professor preparado para colocar-se na postura de mediador, a formalização e a concretização mental de conceitos tratam-se, simplesmente, de uma conseqüência do processo.

Imbuídos dessa proposta, surgem os ambientes virtuais dinâmicos para o estudo da Geometria. Tais ambientes oportunizam ao aluno o “fazer matemática”, agindo sobre “objetos concreto-abstratos”, que, segundo Herbenstreint, são “concretos porque existem na tela do computador e podem ser manipulados; abstratos por se tratarem de realizações feitas a partir de construções mentais”. Através da construção e da ação do sujeito sobre esses objetos é possível levantar hipóteses, buscar validá-las e demonstrá-las, ou mesmo revê-las, numa atividade cíclica.

Para que você, professor, possa explorar algumas ferramentas e atividades, vislumbrando o potencial pedagógico da geometria dinâmica, sugerimos os seguintes sites:


Professor(a):

Você acredita que o estudo de geometria em ambientes virtuais traz ganhos pedagógicos significativos comparativamente ao estudo com lápis e papel?

Aguardamos a sua reflexão!