Geometria Dinâmica
Professor(a):
Atualmente, grandes teóricos debruçados sobre o tema da Educação Matemática posicionam-se no sentido de que a aprendizagem na área depende de ações que caracterizem o “fazer matemática”: experimentar, interpretar, visualizar, induzir, conjecturar, abstrair, generalizar e enfim demonstrar. Afirmam, também, embasados em teorias interacionista, que quando o aluno coloca-se como sujeito ativo, investigando, explorando, orientado por um professor preparado para colocar-se na postura de mediador, a formalização e a concretização mental de conceitos tratam-se, simplesmente, de uma conseqüência do processo.
Imbuídos dessa proposta, surgem os ambientes virtuais dinâmicos para o estudo da Geometria. Tais ambientes oportunizam ao aluno o “fazer matemática”, agindo sobre “objetos concreto-abstratos”, que, segundo Herbenstreint, são “concretos porque existem na tela do computador e podem ser manipulados; abstratos por se tratarem de realizações feitas a partir de construções mentais”. Através da construção e da ação do sujeito sobre esses objetos é possível levantar hipóteses, buscar validá-las e demonstrá-las, ou mesmo revê-las, numa atividade cíclica.
Para que você, professor, possa explorar algumas ferramentas e atividades, vislumbrando o potencial pedagógico da geometria dinâmica, sugerimos os seguintes sites:
Imbuídos dessa proposta, surgem os ambientes virtuais dinâmicos para o estudo da Geometria. Tais ambientes oportunizam ao aluno o “fazer matemática”, agindo sobre “objetos concreto-abstratos”, que, segundo Herbenstreint, são “concretos porque existem na tela do computador e podem ser manipulados; abstratos por se tratarem de realizações feitas a partir de construções mentais”. Através da construção e da ação do sujeito sobre esses objetos é possível levantar hipóteses, buscar validá-las e demonstrá-las, ou mesmo revê-las, numa atividade cíclica.
Para que você, professor, possa explorar algumas ferramentas e atividades, vislumbrando o potencial pedagógico da geometria dinâmica, sugerimos os seguintes sites:
- Criando Polígonos - ?
- Transformações Geométricas - Reflexão, Rotação e Translação - ?
- Identificando Transformações Desconhecidas - ?
- Régua e Compasso - programa semelhante ao Cabri, que simula construções geométricas que seriam feitas com compasso e régua. Clique no botão Start, para iniciar o programa. ?
- Projeção - observe como um cubo é projetado sobre uma superfície deslocando o ponto de projeção com o mouse. Podes também girar sobre o eixo no sentido ascendente e descendente, à esquerda e direita.
- Projeção II- Encontre a forma da sombra do quadrado vermelho projetado no plano, em cada um dos quatro casos mostrados na página linkada. Compare suas respostas usando esta animação.
- Figuras Manipuláveis Construídas no Cabri - I - II
- Sugestões de Atividades para Trabalhar com Alunos em Geometria Plana - I - II
- Sugestões de Atividade para Trabalhar com Alunos em Poliedros - I
Professor(a):
Você acredita que o estudo de geometria em ambientes virtuais traz ganhos pedagógicos significativos comparativamente ao estudo com lápis e papel?
Aguardamos a sua reflexão!