17.5.05

Padrões

As experiências com uma variedade de padrões ajudam os estudantes a reconhecem uma ordem e a fazerem predições. Modelos físicos (bater palmas, ou os pés, seguindo determinado ritmo, por exemplo) e os refrões repetitivos em canções, interessam aos aprendizes mais novos. Com os mais velhos podemos criar padrões. Isso lhes dá a oportunidade de descrever o que está sendo repetido ou como o padrão evolui, para fazer previsões.
Reflita sobre o papel que as sequências podem desempenhar para ajudarem seus alunos a compreenderem o conceito de número.
Que atividades naturais da sala de aula poderiam servir como um contexto interessante para ensinar seqüências numéricas?
Como as representações dos alunos ajudam a comunicar seus entendimentos matemáticos? Como os professores podem usar estas várias respresentações e as conversações resultantes para avaliar a compreensão dos estudantes e planejar tarefas instrutivas de valor?
Estas atividades preparam os alunos para mais adiante trabalharem com funções e gráfico?
Aguardamos suas considerações e sugestões nos comentários, abaixo.
Professor, aqui você encontra outras sugestões, porém, em inglês.