16.5.05

Raciocínio Lógico

Professor(a)

Neste espaço oferecemos links que levam para atividades que podem auxiliar seus alunos a trabalhar com antecipações, a desenvolverem seu raciocínio lógico e a levantar hipóteses.

  • Coloque os bonequinhos em pé. Observe, quando você clica em um bonequinho agachado, ele levanta. Cuidado, os bonequinhos também tendem a imitar uns aos outros.
    Nesta atividade, o que é necessário observar? Existe uma lógica a ser descoberta ou o êxito pode ser alcançado via cliques aleatórios?

  • O Tangran pode ser útil para trabalhar determinadas noções? Escolha uma das figuras e depois preencha-a com as sete formas geométricas. Quando sentir necessidade de girar, basta clicar no ângulo (vértice) das figuras; para fazer uma rotação, clique na forma geométrica e depois na seta vermelha.
  • O desafio anterior pode tornar-se mais complexo. É possível compor um quadrado usando duas, depois três, quatro, cinco, seis e, finalmente, as sete peças disponíveis? É possível fazer um triângulo usando todas as peças? O que mais pode ser feito?
  • Com que peças deste jogo podemos fazer as figuras abaixo?


  • Esconda a joaninha sob a folha. Clique em Show Leaf para que a folha apareça e em Move Lead para posicioná-la. Agora, use as setas direcionais tentando imaginar quantos passos à frente e quantos giros a joaninha terá que dar até ficar escondida sob folha. Quer ver se deu certo? Clique no botão Play representado pela seta maior.
  • Ensine a joaninha a fazer retângulos Clique nas setas que fazem a joaninha andar e girar para que ela faça retângulos de vários tipos: compridos e finos, curtos e grossos. Não vale espiar, só clique no Play, depois de ter planejado a figura!!! Tente fazer o maior retângulo possível, neste espaço. Se estás no laboratório com algum colega, veja se ele pensou como você. Quem conseguiu fazer o maior de todos? Como? Registre suas descobertas nos comentários.
  • Dirija a joaninha pelo labirinto. Para que o labirinto apareça clique em Show Maze, para que ele mude clique em New Maze. Vamos lá? Será que você consegue antecipar todo o caminho sem espiar? Agora, esconda o labirinto e experimente desenhar diferentes formas geométricas. Quantas você foi capaz de criar?

  • O objetivo deste jogo é simples. Empurre as caixas azuis para seus devidos lugares, usando a figura verde que é controlada pelas setas direcionais. Os seguintes comandos estão disponíveis: a tecla ESC reinicia o jogo; a tecla Back Space desfaz a última jogada; a tecla F1 vai para o próximo nível.
  • Moinho Romano - O objetivo é deixar suas três pedras alinhadas. Cuidado, você joga uma vez e o computador outra e ele é um especialista neste jogo. Inicie colocando sua pedra, com um clique do mouse, em um dos nove pontos da placa. Boa sorte!
  • Qual é o número? Adivinhe o número entre 1 e 1000. Você tem 15 chances.
  • Auxilie o barqueiro a transportar a ovelha, o lobo e a caixa de repolhos para a outra margem do rio. Lembre: ovelha e lobo, ovelha e repolhos não podem ficar juntos, a não ser na presença do barqueiro. É mais fácil resolver o problema do que relatar como foi solucionado? Travessia
  • Auxilie a travessia de três canibais e três missionários. Cuidado, nunca deixe o número de canibais ultrapassar o número de missionários, não importa em que margem do rio, porque isso resultará em banquete! Travessia II
  • Complicando... Auxilie esta família a atravessar o abismo. É noite! A ponte só aguenta duas pessoas de cada vez e o ritmo da travessia é dado pela pessoa mais lenta. Travessia III
  • Que raciocínio matemático foi usado para desenvolver este enigma? Psychic


Professor:

Você acredita que a resolução de problemas através de jogos lógicos pode auxiliar os alunos a desenvolver o raciocínio? É possível desenvolver estruturas cognitivas que poderão ser utilizadas em outras situações matemáticas?

Aguardamos sua reflexão!